quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Diferenças ou mudanças

Ontem decidi aventurar-me sozinha num passeio de autocarro (que agora é ônibus) e fui a até um sitio onde já tinha estado, porque ainda tenho algum receio de me perder por aí. Graças a deus existe o Google Maps que nos indica onde e qual o "ônibus a pegar". 3 Reais depois, já estou sentada a caminho da R.Óscar Freire, viagem super tranquila, não fosse achar a estrada meio esburacada e por isso um pouco chocalhada!
Comi um frozen iogurt, vi as montras e eis que quando tento ir aos correios, me apercebo que é longe para caraças! Tenho que começar a ter mais noção das distâncias aqui, nada é relativamente perto, ou melhor, é tudo relativamente longe...desisto e começo a andar avenida fora até à próxima paragem de ônibus. Ai estive 20 minutos à espera em hora de ponta. Hora de ponta em S.Paulo é algo, para quem vem de Lisboa, um tanto aterrador: km e km de carros, autocarros atrás de autocarros, sempre a passar, para 500 destinos diferentes, passaram naqueles 20 minutos literalmente centenas de pessoas por mim, carros à frente, carros atrás, e o meu autocarro que não aparecia e os táxis passam todos cheios!

"Táxi é O meio de transporte aqui" disseram-me! Táxi é em Lisboa o meio de transporte à noite, ou quando estamos cheios de euros nos bolsos...ainda me custa aceitar que é realmente a forma mais prática de andar de um lado para o outro aqui! Vi uma notícia sobre o panorama dos transportes públicos no Brasil e não é muito animador: pessoas que moram a 50km do centro chegam a perder 6h por dia em transportes, pessoas a desmaiar do calor, porrada para ficar com os lugares sentados, dezenas de pessoas a rezar tipo igreja, para passar o tempo, para não falar obviamente dos roubos...

A caminho de casa deparo-me com outra realidade: a mão de obra aqui é muito barata e por isso todos os restaurantes, bares e lojas (sim lojas de roupa) têm pessoas que nos estacionam os carros (os manobristas) por uma dúzia de reais (ou de borla às vezes), no supermercado temos pessoas só para nos por as compras nos sacos e outras para nos ir buscar alguma coisa que tenhamos esquecido. Já fui olhada de lado porque ensaquei as minhas próprias compras, no género "não mostres ao meu patrão que o meu posto de trabalho é irrelevante"! As lojas têm sempre 4/5 empregadas/os, mesmo sendo lojas pequenas, e como realmente aqui as pessoas têm dinheiro para comprar, (e também existem comissões), é quase um concurso de Miss Simpatia, toda a gente é super simpática, e amável, e prestável, e temos sempre direito a atendimento 5*, seja na loja aqui do bairro, ou nas lojas chiques, onde nos abrem a porta sem olhar de lado porque estamos de calças de ganga e all star sujos!


3 comentários:

Petit Plaisir disse...

Estamos a adorar a perspectiva da portuguesa a viver em São Paulo... keep'em coming! :)

LX State of Fashion disse...

O meu namorado já há dois anos me dizia que as empregadas de loja no Brasil são todas hiper mega simpáticas, que te tratam como um rei, na esperança que compres alguma coisa.

Tens que ter cuidado na rua, ele diz-me que só ouve relatos de assaltos, mortos e raptos nas notícias!

Lola Cruzeiro disse...

Sim, nas principais avenidas ha pessoas a passar de mota pata te roubar no transito! A maioria dos carros tem vidros fumados, mesmo um opel corsa qq...Na empresa do meu namorado já roubaram 3 portáteis assim, eles vêm a trabalhar no carro, batem-te na janela já com arma apontada e lá se vai o portátil!!