domingo, 27 de novembro de 2011

Em Portugal também se fazem sapatos giros!


Como nem tudo o que se passa em Portugal é mau, aqui fica uma boa noticia que nos deve deixar a todos orgulhosos (ou pelo menos a quem se interessa pela indústria da moda)! A Six London (onde podemos encontrar Opening Ceremony ou Swear) e a Far Fetch, trouxeram  ao nosso país, mais propriamente a Guimarães, seis bloggers de vários pontos do mundo para desenharem e produzirem um par de sapatos único, ao estilo inconfundível de cada um...
Os sortudos foram Susie Bubble do Style Bubble,  Steve do Style Salvage Steve, Leandra Medine do The Man Repeller,  Caroline do Stockholm Streetstyle, Alix do The Cherry Blossom Girl e Yvan Rodic do The Facehunter.










Há uns anos, quando a minha amiga Ana estava a criar a colecção final no seu último ano de Design de moda, acompanhei-a ao Norte, numa viagem muito semelhante a esta! A Ana tinha a sua própria colecção de sapatos desenhada - 3 modelos diferentes - e tinha que conseguir que alguém os fabricasse já que eram poucas unidades!
 Com um contacto no bolso, fomos falar com um rapaz da mesma idade que nós, que era já dono de uma fábrica,herdada do pai, e que nos alertou logo que para fazer algo assim "tão fora do normal", a Ana tinha que entregar a planificação num sítio, escolher os materiais num fornecedor, os saltos noutra fábrica e depois conseguir que alguém juntasse tudo aquilo et voilá... os sapatos ficariam prontos!

Do dizer ao fazer, passamos um dia literalmente a bater a várias portas, levámos vários nãos na cara, porque as empresas só fabricavam determinado tipo de calçado... Ouvimos muitas vezes que as coisas estavam muito mal e não se podiam dar ao luxo de usar as máquinas e o pessoal para fazer uma colecção de meia dúzia de pares de sapatos. Também vos digo que nunca vi tanto sapato feio como nesse dia...temos a indústria, temos a matéria prima, temos os profissionais, mas no final restam à frente desta indústria mentes que estão paradas na moda de há 20 anos atrás! 

Se é preciso que marcas e showrooms estrangeiros, ou Portugueses que emigram e fazem sucesso lá fora voltem a Portugal para produzir, que tragam algumas mentes que pensam para além do óbvio, se é isso que vai fazer esta nossa indústria tão boa, mas tão atrasada no Design, se desenvolver, que seja, venham todos!!





Sem comentários: