sábado, 30 de janeiro de 2010

girls will be girls



Ao contrário da maioria das minhas amigas, visto-me e maquilho-me de manhã em 20 minutos!!  Levanto-me cedo e gosto de me despachar. Desço as escadas do meu prédio sempre à pressa e encontro a vizinha de 23 anos que me olha de lado. Mal saio da porta, os homens das obras que arranjam as condutas de água assobiam e mandam piropos, daqueles que tocam mesmo o nosso coração feminino...ignoro e sigo caminho, passo pelo café e estão três mulheres a fumar à porta, que me olham de cima a baixo com ar de desdém. 
Atravesso a rua e vejo os olhos dos homens nos carros, a imaginar o que está por baixo do vestido,ou das calças,ou do casaco, ou do que raio temos vestido naquele dia. Fazem sons estranhos que normalmente não conseguimos decifrar, o que me faz sempre pensar nos documentários da National Geografic sobre a vida dos macacos rabudos nas florestas da Amazónia! Mais à frente, cruzo-me com três ou quatro miúdas da idade da minha irmã mais nova, todas com muito orgulhos nas suas uniformizadas calças de ganga e ténis Merrel. Ouço risinhos e comentários, mas só até as olhar nos olhos com cara de má.
Entro no autocarro e a maioria dos passageiros são mulheres que olham e falam-me com as pestanas: "nunca na vida sairia de casa assim, que ridículo"! Felizmente saio na última paragem e vou a passo rápido para o trabalho, cruzo-me com uma ou duas pessoas apenas no caminho.
As minhas colegas de trabalho entram na sala onde temos os cacifos e vestimos a roupa de trabalho, mas a verdade é que somos apenas uma ou duas que todos os dias, despimos a roupa com que saímos de casa à uma hora atrás, e vestimos a roupa sem graça com que temos que trabalhar. Quase todos os dias me perguntam " não sei como consegues e tens paciência para todos os dias te vestires e despires toda, só para usar essa roupa uma hora de manha e uma hora ao final do dia até chegares a casa..." e todas as vezes que me dizem isso eu respondo "não quero passar a semana toda vestida de calças de ganga e t-shirt castanha...". No inicio gozavam comigo por me maquilhar "para trabalhar" e por levar as placas e esticar o cabelo, agora de vez em quando pedem para lhes esticar o cabelo ou por um "bocadinho de blush".
Gostava mesmo que as mulheres portuguesas tivessem um bocadinho mais de orgulho em si mesmas e se arranjassem mais, mesmo para ir trabalhar.

8 comentários:

pRiska disse...

story of my life memo!
so dispenso os transportes apesar de que quando vou as reaçoes sao as mesmas!
e concordo plenamente com o ultimo paragrafo!
a unica diferença e k pa umas calças de ganga e camisola castanha tenho de vestirme tds os dias de azul escuro e bota da tropa! :S

falaste bem!!

Kiss, P*

IM disse...

cmo eu te percebo.
e os tenis cat merrel deviam ser abolidos do planeta, que coisa mais feia!!
***

Anónimo disse...

Adorei o texto! Identifiquei-me por completo pelo que escreveste.
Em Portugal, perdura uma mentalidade tacanha, limitada, que não procura outros horizontes. Ainda na sexta feira, ia no shopping com a minha mãe e ela só me dizia "Toda a gente está a olhar para ti". Os pumps eram altíssimos, o estilo era muito Coco Chanel, não era exagerado, só mesmo na cabeça desse grupo de gente "uniformizada de calças de ganha e ténis Merrel" (são hediondos btw)! Sempre saí à noite, e à rua em geral, mais produzida do que qualquer outra amiga minha. Quando precisam de vestidos, make up ou sapatos, sabem que tenho o roupeiro cheio!
Por isso, continua a sair à rua como te sentes confiante! Eles e elas que olhem, que comentem! Who cares?!

Anónimo disse...

ahaha gostei de ler este post.

mosaik disse...

Como alguém já escreveu: "...a inveja de uns é o orgulho de outros..."

daniela disse...

eu ainda ando a procura da base adequada ahah :P mas é verdade, as mulheres portuguesas não ligam nada a isso :/

Anónimo disse...

Adorei este post...tudo o que disseste é verdade! Para além da maioria das mulheres portuguesas não dedicarem praticamente tempo nenhum a arranjarem-se, ainda olham de forma invejosa para quem cuida mais do seu visual. Isso é deprimente.

Continua..vou passando por aqui!*

Trancendentful disse...

Hello hello..

Gostei muito do texto e parece que nao sou mesmo a unica a identificar-me com algumas das coisas q disseste :) No que diz respeito ao dia-a-dia...às vezes sinto que visto uma máscara...não por mim mas pelo meu local de trabalho, que me impossibilita de manter o meu visual, a minha pessoa, a minha essência... mas para mim isso não é absolutamente nada, vejo o meu exterior nesses casos como uma ferramenta meramente,um artificio. No que diz respeito à mentalidade feminina (não sei bem se isso acontece apenas no nosso país), mas às vezes dá-me a sensação que as mulheres até têm vergonha de mostrar que realmente se preocupam, que se arranjaram, que dispensaram alguma energia e tempo e imaginação para se arranjarem, para construir aquela identidade visual que no fundo nos faz sentir tão bem connosco próprios...

(isto sou eu a dissertar às 9 da manhã)

:p

beijinho*